sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Saúde das unhas - micoses

Saiba como evitar e tratar esse probleminha

Olá esmaltadas, tudo bem?!
 Hoje vamos falar de um assunto que merece toda atenção: os fungos que atingem as unhas. Muitas pessoas pensam que só usar uma base antes da esmaltação já é a garantia para manter as unhas saudáveis, porém existem certos cuidados que devemos ter diariamente para evitar que nossas unhas sejam atacadas por esses microorganismos que tanto mau nos fazem.

Como contraímos micoses?

O contato prolongado com a água, principalmente em piscinas e praias é a porta de entrada para esses bichinhos, que amam umidade e temperaturas mais elevadas. Outras formas de se contrair uma micose é por meio do compartilhamento de alicates, tesouras e outros objetos de cutelaria. Por isso que todas devemos ter nossos próprios kits de cutelaria, e gente vamos nos conscientizar de que alicate é pessoal e intransferível, porque ele além de micoses, pode ser um meio de contaminação de hepatites e até mesmo do vírus HIV.

 

Como Evitar?

Primeiramente é não emprestar ou usar itens de cutelaria de terceiros. O correto é cada um usar o seu. Como o habitat dos fungos são ambientes úmidos, com pouca iluminação e temperatura elevada, evite andar descalço e manusear terras (adubos) sem luvas. Usar sapatos fechados frequentemente também propicia o aparecimento das micoses. 

Como tratar?

O que deve-se fazer de imediato é consultar com o dermatologista. Ele saberá indicar o melhor tratamento, dependendo do grau que se encontra a infecção. Em casos mais simples, o uso de soluções, cremes e esmaltes manipulados funciona. Já em casos mais graves, quando a unha encontra-se completamente contaminada, há a necessidade de usar um medicamento via oral. Mas lembre-se: o tratamento e longo e exige disciplina. Ah, outra informação importante: manicure não deve tratar de unhas com micoses. O ideal é procurar um profissional especializado, o podógolo.

Sabendo disto mulherada, vamos nos atentar mais à saúde das nossas unhas. Andar com as unhas sempre esmaltadas não significa dizer que elas estão saudáveis, por isso é importante observar os sinais que elas nos dão para evitar maiores problemas.
          
                 Um beijo, Lê Sousa!!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário